Chegada de um filho: como deixar a casa preparada?

28/11/2016

A chegada de uma criança é sempre motivo de muitas alegrias para a família. Afinal, os bebês trazem consigo a renovação da vida, alegria e muitos momentos de descoberta para os pais.

Mas com a chegada desse novo membro, a família e o cotidiano dos pais acabam passando por algumas transformações naturais por conta desta nova fase.

Tão importante quanto estar emocionalmente preparado para a chegada do bebê é preparar a casa para essa nova fase. O lar da família que recebe uma criança precisa estar com a estrutura física adequada para que ela tenha conforto e segurança nesse ambiente.

No post de hoje, separamos algumas dicas de como deixar a sua casa pronta para a chegada de um filho.

Confira!

Hábitos de limpeza

casa limpa

A primeira avaliação que deve ser feita antes da chegada de um filho é sobre os hábitos de limpeza da sua casa. É fundamental que o recém-nascido seja recebido em um ambiente limpo, e que essa limpeza mais aprimorada se mantenha nas primeiras semanas.

É claro que o ambiente deve estar sempre limpo, mas a limpeza dos primeiros dias e semanas deve ser especial, pois o bebê ainda é muito frágil e seu organismo ainda não conseguiu desenvolver muitos mecanismos de defesa.

Deixe o ambiente sempre ventilado e evite acumular poeira nos objetos da casa, principalmente no quarto do bebê. Além disso, lembre-se que fronhas, cortinas, tapetes e bichinhos de pelúcia acumulam ácaros, logo, é interessante que estejam sempre limpos.

É importante lembrar também que ele ainda não estará protegido com as vacinas necessárias, daí o cuidado redobrado.

Outro ponto importante é a higienização dos itens dele, como roupinhas, mantas, toalhas e lençóis, que deve ser feita separada do restante das roupas da casa.

Assim como as chupetas, por exemplo, que não devem se misturar aos demais utensílios durante a lavagem.

Equipamentos de proteção

proteção para crianças

Outra modificação importante na estrutura da casa são os itens de proteção, fundamentais para evitar acidentes. Não se esqueça de verificar se as tomadas e quinas de móveis estão protegidas e se os objetos cortantes e que podem machucar a criança estão fora do alcance dela.

Outro detalhe importante é colocar proteção nas janelas, principalmente na do quarto do bebê e naquelas que podem ser acessadas pela criança se ela estiver em cima de algum móvel, como mesas, camas e trocadores.

Lembre-se de que ele se desenvolve rápido nessa fase, vai engatinhar em breve, e tudo despertará a curiosidade dele.

Enxoval

enxoval para bebês

Para facilitar o dia a dia depois da chegada de um filho, é importante ter preparado o enxoval, de preferência sem esquecer nenhuma peça importante.

Planeje tudo o que você precisará, se ficar com dúvidas, não há problema em perguntar para quem tem mais experiência ou pesquisar na internet.

Tenha o enxoval arrumado de acordo com as fases da criança em que ela vai usar as peças para facilitar na hora de pegar algo.

E lembre-se de ter tudo arrumado no quarto do bebê, isso vai te ajudar a se organizar melhor.

Móveis adequados

móveis para criança

Tenha os móveis adequados para a chegada de um filho, pois a criança não pode ser instalada em qualquer ambiente, assim como você, que precisará de conforto e de uma boa estrutura para te ajudar.

Os móveis precisam ser mais que bonitos, devem ser práticos e confortáveis para você.

Busque um berço que tenha uma boa altura, para evitar que se abaixe muito, o mesmo serve para a cômoda, o trocador e a banheirinha.

Objetos de distração e divertimento

objetos para criança

Não se esqueça de que a criança precisará de distração enquanto não estiver dormindo, por isso, é fundamental comprar brinquedos que sejam adequados para a idade dela e que estimulem o desenvolvimento. Objetos lúdicos, coloridos e musicais costumam agradar bastante os pequenos.

A chegada de um filho é um momento muito especial, portanto, é tão importante se planejar para que esse momento seja de tranquilidade, descobertas e alegrias. Preparando bem a sua casa, você evita surpresas desagradáveis, preocupações e estresses.

Agora que você já sabe como preparar a casa para a chegada de um filho, que tal conferir algumas dicas de como escolher brinquedos para crianças?

Nos vemos no próximo post!

Como Chegar

Av. Ayrton Senna, 5500 - Rio de Janeiro - RJ - (21) 3030-5500