A LENDA DO QUEIJO MISTERIOSO (DELÍCIAS DA CANASTRA)

18/07/2017

O estande DELÍCIAS DA CANASTRA está desde dezembro no Mercado de Produtores trazendo sempre muita novidade! Todos os produtos são selecionados com cuidado e carinho pela Ana Paula Paiva e o João Batista, que toda semana vão para a Serra da Canastra, nas fazendas, no intuito de trazer as melhores delícias da região. Aqui você encontra o queijo azul com nozes e damasco, mel, geleia de mel com pimenta, licores de diversos sabores e muito mais produtos e com boas histórias, como por exemplo, a Lenda do Queijo Misterioso.

Ao adquirir uma antiga fábrica de queijos desativada, datada de 1924, foi encontrado em um velho cofre, em meio a papéis e documentos envelhecidos, um pequeno frasco e fermento junto a um pergaminho que continha a receita de um queijo desconhecido. Foi proposto aos mestres queijeiros o desafio de reativar o enigmático fermento e produzir o misterioso queijo.

Diz a lenda que durante todos os processos de reconstrução dessa desconhecida iguaria, os queijeiros sentiam a presença de alguém, como se tivesse outra pessoa sábia ajudando na produção, e, ao chegar no trabalho pela manhã, observavam que os queijos estavam todos impecáveis, com o tratamento de casca e alguns cuidados já finalizados.

O resultado foi surpreendente, em uma massa macia, mas compacta, de cor amarelo palha, surge um sabor marcante levemente adocicado e especialmente saboroso, envolto em atrativa casca negra.

E até hoje, o guarda noturno confessou que em altas horas da madrugada sempre ouve sons curiosos de dentro da fábrica e jura que “isso vem de longa data, são os mestres queijeiros antigos que à noite cuidam desse intrigante queijo”.

Como Chegar

Av. Ayrton Senna, 5500 - Rio de Janeiro - RJ - (21) 3030-5500